segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Senta que la vem a história - 2

Antes de continuar falando sobre a leitura das capas da obra, cabe ressaltar que existem outras tantas que foram produzidas dependendo do local onde a obra foi lançada. Assim, a priori, podemos pensar na cultura local, nas concepções das editoras sobre o assunto e no marketing como elementos determinantes das suas diversas versões.
Na enquete, cada pessoa leu a capa a partir de sua prórpia subjetividade, conhecimento de mundo e vivências. Como chegamos a essa conclusão:
Por ex:Na leitura da primeira capa, quem mora na Amazônia se identificou com o verde, e viu a Amazônia passando pelo processo de globalização e informatização. Será que é a manifestação de uma necessidade?
As análises mostram a bizarrice da imagem:

"Pela vestimenta é um detetive da década de 40 ou 50, mas com um laptop na mão. Luvas, chapéu, capa...se refere às novas tecnologias, parece coisa de investigador,...se utiliza das novas tecnologias para buscar informações."(Galera do Rio de Janeiro).

"Parece que tem a ver com invasão tecnológica, em lugares como a Amazônia... na capa parece um cangaceiro...parece dois ambientes, Amazônia e sertão".(Galera do RS).

"Parece um homem do campo se familiarizando com a tecnologia, notebook, é a informação e a tecnologia chegando em todo o lugar e se fazendo necessária. O círculo parece o globo e o netebook dentro do mundo..."(Galera do RS)

"Um homem com seu notebook, conectado na web/net na Amazônia.(Galera do Pará)

"Passa a idéia de globalização tecnológica, com o uso do computador/internet, pois o fundo verde me faz pensar o mapa mundi. Há um homem com um laptop no círculo que lembra o mundo."(G.RS)

"Um homem com computador, mas parece um homem rústico..."(Galera do Pará)

"Pela roupa parece um investigador, um detetive, alguém que se disfarçando para encontrar algo. Parece meio estranho porque a roupa parece de outra época, mas ele está escrevendo em um computador". (Galera do Mato Grosso do Sul)

Esses poucos comentários mostram um pouco das contradições da própria capa e o (pré)paro do leitor a meu ver. Não vou analisar nesse momento, para deixar vc, meu amigo fazer suas próprias análises e comentar o que quiser. Por isso esse texto está inconcluso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios