terça-feira, 1 de setembro de 2009

Análise das capas

Bem, depois de ler a obra de Pekka Himanen, e pesquisar em alguns sites que se referem a hackers, podemos fazer a análise conclusiva de nossas "belas" capas.

A capa da tradução em português, realmente está longe da essência do texto, o único objeto que retrata a tecnologia é um laptop. Mesmo assim, como a imagem é um tanto confusa, não se consegue muito bem delimitar a noção de tempo e espaço a que se refere, haja visto tantas respostas divergentes em relação ao seu significado, localização e sujeito. O personagem a que muitos se reportaram como um investigador ou detetive, não tem nenhuma caracterização física em relação aos hackers, pois pelo que li, sua forma de vestir dá preferência a um estilo mais livre e confortável. Penso que não usariam luvas apertadas pois dificultaria seu trabalho. Para quem leu a obra, a capa trás um tom sombrio, a imagem de um hacker. Será hacker ou cracker? E aí a mídia já nos inspirou a decidir ou nossa crítica impõe uma certa resistência a esse modelo.

A segunda capa, trás um enigma. Ela não nos oferece imediatamente um conceito pré-elaborado. Assim, temos que pensar um pouco para ler a capa. A maioria das pessoas respondeu no sentido de uma nova perspectiva, um recomeço, "uma luz no fim do túnel", trazendo não o sentido explícito da tecnologia, mas da contemporaneidade. Não temos mais verdades absolutas, vivemos no relativismo, estamos cegos para um futuro que se apresenta de forma muito obscura e mesmo assim, buscamos ansiosamente por respostas. O capitalismo mostra sua face mais cruel, a concorrência, a exclusão, onde ganha quem for melhor preparado, ágil e "esperto". A luz realmente se apresenta como salvação, como uma verdade, a ética hacker. Ética que surge a partir das relações de convivência e trabalho de novos personagens da contemporaneidade. Personagens que entram em cena e nos ensinam que viver e ser solidário, trabalhar colaborativamente e respeitar o ser humano é possível em tempos de tamanha tirania. Ainda, nos ensinam a importância do bem viver, de valorizar a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios